Agora certificado grupo da OCS realiza mais uma visita mensal

Publicado em 29 de março de 2016

A propriedade localizada no bairro do Bom Retiro em São Luiz do Paraitinga, foi a escolhida desta vez para receber o grupo da Organização de Controle Social formado por agricultores familiares da cidade. Recém registrada legalmente, o grupo iniciou a visita com uma vista geral da área de 20 alqueires e que há tempos está voltada para a produção de leite.
 
 
 
Com sua maior parte ocupada por áreas de pastagem, o proprietário Cláudio mostrou ao grupo alguns piquetes com cerca eletrificada para a rotação de pasto e melhoria da alimentação do gado. Cláudio também salientou sua intenção na ampliação deste sistema rotacionado de pastagem por rapidamente perceber os benefícios do manejo e melhoria de produção leiteira. Ao lado e ao redor da sede está a área de plantio de frutíferas, predominantemente ocupada por mexericas mas que aos poucos começa a ser ocupada também com outras espécies como maracujá doce e o início do consórcio de hortaliças nas entre linhas.
 
Seguindo a regra das visitas, o plano de manejo da propriedade foi discutido e algumas técnicas de manejo conhecidas para a troca de experiência do grupo, como o controle do crescimento de branquearia com o abafamento de uma lona, o que pode ser muito prático e de fácil operação em uma fase de pré preparo do solo para  plantio. Alguns itens de adequação ambiental da propriedade e da área de plantio foram observados, como a necessidade do plantio de quebra vento, o que auxilia entre outros aspectos no controle de pragas e doenças no pomar.
 
Mesmo sendo uma atividade paralela aos Projetos desenvolvidos pela Akarui, a formação da OCS era uma das metas do PDRT e PDRS. Para saber mais, acesse Projetos.
 
Texto e fotos ABeCom