Agricultores participam do curso de produção de tomate orgânico

Publicado em 25 de abril de 2016

Realizado no bairro do Mato Dentro em São Luiz do Paraitinga, na propriedade do Sr. Domêncio, integrantes dos Projetos da Akarui juntamente com outros agricultores da região, participam do curso de produção orgânica de tomate, oferecido pelo SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Iniciado no mês de março, o curso tem a duração de oito meses e é dividido em duas aulas mensais.
 
 
Após a mobilização que envolveu quinze agricultores na Associação Rural do Bairro do Mato Dentro, as atividades práticas iniciaram com a apresentação dos diferentes tipos de tomates, os insumos orgânicos que serão utilizados no decorrer do Curso e materiais envolvidos na produção. 
 
No segundo dia, o grupo construiu uma pequena estufa, com materiais encontrados na propriedade e outros fornecidos pelo SENAR. Na sequência, bandejas de produção de mudas foram preenchidas com substrato orgânico certificado e semeadas com duas variedades diferentes de tomates para ocuparem seus lugares na estufa.
 
Já no terceiro encontro, as pequenas mudas mostravam bom desenvolvimento na estufa e assim o grupo iniciou o trabalho de preparo da área de plantio, após prévia roçada. Foram marcados os locais dos berços e aplicado calcário e adubação orgânica para posterior plantio das plântulas. Neste mesmo dia também foi instalado o sistema de irrigação por gravidade e gotejamento, já que a maior parte do tempo do curso acontecerá no período de seca.
 
Em breve voltaremos a publicar mais noticiais sobre a continuidade do curso, que envolve atividades paralelas aos projetos desenvolvidos pela Akarui, como o PDRS e o PDRT.
 
Texto e fotos ABeCom