Akarui finaliza um dos Projetos Fehidro

Publicado em 7 de outubro de 2013

Conhecer uma bacia hidrográfica por completa, não parece ser uma tarefa das mais fáceis. Considerando a complexidade de acessibilidade no local e conhecimento técnico de uma área para sua delimitação e registro de pontos georreferenciados, estes trabalhos podem levar meses para serem completados. E se você pudesse conhecer esta mesma bacia hidrográfica com todos seus detalhes hídricos, geológicos, altimétricos entre outros, deste mesmo local em que lê esta matéria?
 
Assim, a Akarui, realizou o Projeto da Análise Físico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Chapéu, localizado no distrito de Catuçaba, em São Luiz do Paraitinga. O Projeto teve como um de seus objetivos, gerar um documento final para a implantação de estratégias e projetos de prevenção e mitigação da erosão do solo e de processos de assoreamento do rio, e desta maneira, contribuir para a geração de uma política pública municipal de preservação e recuperação dos recursos hídricos em questão.
 
Finalizado no mês passado, a apresentação de seu resultado final contou com a presença de instituições parceiras nos projetos da Akarui e que atuam diretamente em ações de educação, planejamento e meio ambiente na região.
 
Em breve, o banco de dados que foi construído, as imagens ortorretificadas e o conjunto de mapas que constituem este elaborado trabalho, estarão disponíveis neste web site.
 
O Projeto de Análise Físico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Chapéu foi realizado pela Akarui, com a parceria do Parque Estadual da Serra do Mar / Núcleo Santa Virgínia - Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e UNITAU/IPABHi, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
 
Texto Ângela Beatriz / Foto Lucas Lima