Akarui Ipema e Copaiba se reúnem para troca de expriencias

Publicado em 9 de agosto de 2013

A Akarui e o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica, se reuniram com a ONG Copaiba na sede da instituição em Socorro, SP, no início de agosto. A razão do encontro foi trocar experiências na área administrativa, já que as três instituições tem varias semelhanças, 
além da causa ambiental. As três são Organizações Não Governamentais, o tempo de fundação de cada uma é de no mínimo dez anos, todas trabalham com projetos e a principal semelhança, como manter o funcionamento do quadro de funcionários, sem a presença de projetos que financiem o dia a dia das entidades. 
 
Inicialmente a Secretária Executiva da Copaiba, Flavia Baldere apresentou a estrutura do viveiro que hoje tem capacidade de produção de 250 mil mudas por ano. Na sequencia, Flavia apresentou a estrutura organizacional e algumas estratégias  de auto sustentabillidade, como programas de captação de recurrsos e formas de planejamento que auxilem a Copaiba a manter seus funcionários pelo maior tempo possível. A própria Flavia é um exemplo disso, por fazer parte da Copaiba desde sua fundação, em 1999.
 
Este foi o início de uma troca de conhecimentos na área administrativa entre as três entidades, representadas pelo Secretário Executivo do Ipema Hamilton Bacit Bufalo, e a assistente financeira Camila Santos, o Diretor Geral da Akarui Jorge Wilmers e a Gerente Administrativa Raquel Melo, que foram muito bem recepcionados pela equipe da Copaiba, a Secretaria Executiva Flávia Baldere, a Coordenadora Administrativa Glaucia e o integrante do Conselho Diretor Tiago Sartori.
 
Esta atividade foi realizada com recursos do setor administrativo da Akarui e do Projeto Juçara patrocinado pela Petrobras Ambiental.
 
Para conhecer mais as instituições, visite novo.ipemabrasil.org.br e WWW.copaiba.org.br