Akarui recebe Certificado da Secretaria da Fazenda

Publicado em 3 de maio de 2013

Todas as Organizações Não Governamentais que desejarem receber recursos do Estado a partir de agora, seja por projeto, emenda parlamentar, etc., terão que obter um certificado de regularidade perante o Estado. Para obtensão deste certificado, é necessário que as entidades se cadastrem no site www.cadastrodeentidades.com.br. Cadastrada no dia 10 de abril de 2013, a Akarui recebeu a visita de dois auditores da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo apenas uma semana depois, onde explicaram que esta auditoria pós-cadastro é feita em todas as instituições para expedição do Certificado de Regularidade.
 
Na parte da manhã do dia 17, os auditores analisaram toda documentação interna como ata de constituição, registro de funcionários, pagamento de RPA, pagamento de guias trabalhistas, contrato dos estagiários, talão de emissão de notas-fiscais e balanço patrimonial de 2012. Posteriormente pediram pra conhecer a efetividade de um dos projetos da Akarui, e escolheram o Semeando Sustentabilidade – Recuperação Florestal por ser o de valor econômico mais alto. A visita foi realizada na Agrofloresta Ikobé, no bairro do Turvo, onde os auditores tiveram a chance de não só presenciar a veracidade do projeto, mas também de conhecer as técnicas agroecológicas utilizadas para a recuperação florestal da propriedade.
 
A Akarui foi elogiada pela idoneidade, compromisso, transparência e cumprimento da Lei, e segundo um dos auditores “que é a 1.ª ONG que visita a estar com a documentação como manda o figurino.”. Dessa maneira, hoje a Akarui recebeu da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo o Certificado de Regularidade Perante o Estado.
 
O Projeto Semeando Sustentabilidade - Recuperação Florestal é realizado pela Akarui em parceria com a Fundação Florestal - PESM Núcleo Santa Virgínia, e tem como patrocinador o BNDES.
 
Texto e foto Raquel Melo