Caravana Agroecológica passa por São Luiz

Publicado em 3 de junho de 2016

A Caravana Agroecológica e Cultural rumo ao Vale do Ribeira foi uma realização da Rede de Núcleos de Agroecologia da Região Sudeste (R-NEA) e da Articulação Paulista de Agroecologia (rede APA), que por meio do Projeto Comboio Agroecológico Sudeste – apoiado pela Chamada Pública do Edital 81/2013 – conta com recursos do CNPq e de vários Ministérios, entre eles, o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), até então, um dos principais parceiros da agroecologia no governo federal. O intuito foi debater os retrocessos, entre eles, para as universidades e pequenas/os agricultoras/es, por exemplo, além de refletir caminhos de ação. Durante a IV Caravana, momentos marcantes marcaram os debates do Seminário Estadual e durante as rotas da Caravana.
 
 
O grupo que saiu do Rio de Janeiro, passou por Cunha e depois por São Luiz do Paraitinga, conheceu os trabalhos que as agricultoras e agricultores do bairro do Mato Dentro e outros estão realizando em nossa região. Após a chegada do grupo no bairro do Mato Dentro, as cerca de 25 pessoas caminharam para a primeira parada e um deliciosos e farto café da manhã na casa da Elenice, produtora que participa da Feira Agroecologica e aos sábados no Mercado Municipal com o Doces Divinos. Lá também puderam ver, ajudar a produzir no pilão e a experimentar as paçocas doces e salgadas, uma característica de São Luiz.
 
Na sequência, visitaram a propriedade da Rosângela e do Valdir e conhecer muitas técnicas de produção agroecológicas onde os produtores resaltaram a importância da produção do solo rico em matéria orgânica e equilibrado, e não apenas de produtos. Animados com as visitas, a Caravana seguiu para a propriedade Serra do Vale para ver a recuperação ambiental que vem sendo implantada na propriedade e que hoje também produz hortaliças na borda de uma exuberante mata. 
 
Lá também, todos conheceram um pouco mais dos produtores agroecologicos de São Luiz através de fotos e com estas, realizaram uma releitura das atividades de campo e sua importância para uma produção de alimentos sócio ambiental de qualidade e as consequências para todos aqueles que estão envolvidos. Da produção até o consumo final.
 
Para continuidade da viagem dos visitantes, que seguiram até o Vale do Ribeira, os agricultores de São Luiz ofereceram um almoço agroecológico na Associação Rural do Bairro do Mato Dentro, com muito sabor, saúde, harmonia e emoção.
Para conhecer mais, acesse Comboio Agroecologico Sudeste.
 
Texto: ABeCom / Fotos: Maria Rosângela e Marina Fagundes.