Consultor da Rede Ecovida capacita participantes do PDRS

Publicado em 8 de maio de 2015

Durante a segunda etapa do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentavel, o PDRS, as atividades de Sistemas Agroflorestais (SAF) consistiram em visitas técnicas individuais e o curso de Sistema Agroflorestal e Agroecologia, com o consultor Valdemar Arl, da rede Ecovida de agroecologia.
 
Nas visitas foram dadas as primeiras orientações técnicas aos agricultores, que começaram a preparar os solos para o plantio de adubação verde. Além disso, listamos os cultivos de interesse de cada família, e fizemos algumas reflexões como qual a melhor época de plantio e a melhor estratégia para encaixar esses cultivos dentro do sistema.
 
O curso de SAF e Agroecologia tem como objetivo aprofundar os estudos desses temas através da assessoria do consultor Valdemar, especialista no assunto. Neste primeiro módulo foi feita uma introdução a agroecologia e abordados os temas relacionados ao trabalho coletivo, ponto fundamental na construção do pensamento agroecológico, além de uma grande barreira encontrada tanto pelos técnicos quanto pelos próprios agricultores.
 
Como resultado do curso, fizemos uma reunião de planejamento com os agricultores, organizando as tarefas a serem feitas no terceiro período, privilegiando os trabalhos coletivos. 
 
Mais informações, acesse PDRS.
 
Esta atividade faz parte dos Subprojetos Ambientais, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado, da SMA, financiado pelo Banco Mundial, e é realizado pela Akarui nas cidades de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.
 
Texto e foto Aline Carvalho