Dificuldade de trabalho em grupo também foi realidade para a Cooperafloresta

Publicado em 9 de fevereiro de 2017

Em continuidade a matéria anterior sobre a visita a Cooperafloresta, os agricultores de São Luiz debateram durante o primeiro dia, os processos de organização de grupo de agricultores e agricultoras. Sendo este grupo formalizado ou não, e como conseguir superar as dificuldades que geralmente acontecem, forram os pontos principais da conversa. O respeito à cultura e conhecimento popular também foram bem enfatizados na, sendo aceitos e debatidos por todos os presentes como princípio fundamental aos trabalhos que são realizados na produção agroflorestal, conciliando com o conhecimento técnico que é apresentado.
 
No segundo dia, foram visitadas as áreas de produção e manejo em agrofloresta. Em cada canto, em cada detalhe, o produtor Pedro relatava a maneira e a observação que temos que ter do local em que estamos produzindo e vivendo. O produtor Valdir fez algumas perguntas de como respeitar o ciclo da planta de acordo com o solo em que ela cresce e se desenvolve. A partir daí surgiram novas percepções e comparações com as implantações e manejo que estão sendo realizados em são Luiz do Paraitinga e região, com muita troca de experiência e informações de espécies a serem adotadas, época de manejo e implantação além de possíveis doenças que apresentam durante seu desenvolvimento, das espécies citadas foram a Juçara, Malvavisco, Mandioca, Pupunha, Peito de pomba, Aroeiras, Leiteiro, Jerivá, Feijão Guandú, entre outras.
 
Pedro relatou de como de anos para cá os mananciais foram bem recuperados além do ótimo controle de erosão e aumento na carga hídrica em todo seu terreno produtivo, devido aos sistemas agroflorestais e seu manejo.
 
(continua)  
 
Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse PDRS
 
O PDRS, Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável- Microbacias II – Acesso ao Mercado, é realizado pela Akarui por meio de convênio firmado com Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SP desenvolvido nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra situados na Serra do Mar, Vale do Paraíba  -SP.