Fehidro II começará segunda etapa de encontros na bacia do Rio do Chapéu

Publicado em 8 de janeiro de 2013

Durante duas semanas, no mês de outubro de 2012, técnicos da Akarui e representantes das diversas instituições parceiras do Projeto Fehidro realizaram encontros com moradores dos 25 bairros que compõem a bacia hidrográfica do rio do Chapéu. Estes encontros fazem parte das atividades previstas no Projeto Fehidro II - Recuperação físico-ambiental da Bacia do Rio do Chapéu, no município de São Luiz do Paraitinga, e tecnicamente são chamados de Diagnósticos Participativos da Bacia Hidrográfica do Chapéu. O que nada mais são, do que rodas de conversas entre os técnicos e os moradores para esclarecer à equipe do Projeto, quais seriam os anseios dos moradores para uma melhora de qualidade de vida, dentro da realidade de cada bairro. E como isto poderia acontecer, respeitando-se o meio ambiente.

 
Os seis primeiros diagnósticos formataram-se, basicamente, da seguinte maneira: Apresentação da Akarui e de seus parceiros; Do que se trata o Projeto; O que é uma bacia hidrográfica; Apresentação da Bacia Hidrográfica do Chapéu e Apresentação do objetivo geral da segunda fase do Projeto. Sendo este objetivo, o de contribuir para uma efetiva revitalização da Bacia, a partir dos resultados dos diagnósticos e da recuperação florestal de 10 hectares em propriedades rurais, que serão formas demonstrativas de reflorestamento, com seis técnicas diferenciadas. Todos os diagnósticos e as fotos aéreas da bacia, tiradas na primeira etapa do Projeto, resultarão em um material rico e detalhado de informações, que poderão ser usados como subsídios para todos os que pretenderem desenvolver projetos na área em questão.
 
Até o momento, alguns resultados dos encontros tem sido diferentes de bairro para bairro porém, alguns pontos são praticamente unânimes, como o reconhecimento do potencial da região para a produção de frutas, ou da riqueza cultural como fonte de renda para o crescente mercado do turismo. As datas dos próximos encontros serão definidas em breve, portanto, fique atento para participar das reuniões e expressar suas ideias. Enquanto isso, confira alguns dos resultados exibidos nos documentos em anexo.
 
Os Projetos Fehidro I e II são uma realização da Akarui e do conselho gestor formado pela Universidade de Taubaté, Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, Fundação Florestal, Instituto Florestal, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, e é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
 
Texto e foto Â. Beathrix