Fehidro II - Recuperação Físico Ambiental da Bacia do Rio Chapéu: Geração e Análise de Dados, Elaboração de projetos Executivos e Implantação de Projetos Modelo em APP.

Publicado em 23 de agosto de 2012

Projeto Fehidro 2010-PS-216 / Contrato 061/2011
 
Duração
julho 2012 a novembro 2015
 
Objetivos
Contribuir para efetiva revitalização da Bacia do Rio do Chapéu, inserida no município de São Luiz do Paraitinga, a partir de atividades que envolvam a comunidade local, com base na realização de Diagnóstico Rural Participativo para geração de subsídios para elaboração do Plano Diretor de Recomposição Florestal da Bacia e ações demonstrativas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP’s hídricas).
 
Metas
Elaboração do Diagnóstico Rural Participativo com até 50 (cinquenta) representantes da comunidade local, que estejam envolvidos, direta ou indiretamente, com a elaboração e execução dos projetos executivos.
Gerar relatório de subsídios ao Plano Diretor de Recomposição Florestal da Bacia do Chapéu que contribuam para as diretrizes e quesitos metodológicos aplicáveis a um futuro Plano Diretor de toda a UGRHI.
 
Elaboração de projetos executivos de recuperação de 10 (dez) hectares de APP’s hídricas em propriedades rurais localizadas na bacia do rio do Chapéu, tomando como prioridade áreas mais a montante na bacia e que estejam próximas à remanescentes de Mata Atlântica ou a corpos d’água utilizados para abastecimento da população.
 
Implantação de projetos de recuperação em 10 (dez) ha de APP’s hídricas, com base nos projetos executivos, que sirvam de modelo para outros produtores rurais da bacia. 
 
Resumo
O referido projeto pretende realizar Diagnóstico Rural Participativo com a comunidade local, elaborar projetos executivos e implantar esses projetos com intuito de conhecer, avaliar e analisar adequadamente a dinâmica da bacia de maneira a permitir a realização de um processo de gestão de suas águas, através da proposição de ações de caráter estrutural e não-estrutural que possibilitem a recomposição na bacia hidrográfica a partir da utilização racional de seus recursos hídricos e ao final gerar informações para subsidiar o Plano Diretor da Bacia do Rio do Chapéu, envolvendo, principalmente, as lideranças de bairros e os produtores rurais. É intuito do projeto, também, promover a interação do atual projeto com as demais ações que estão sendo realizadas na Bacia pelo Poder Público e/ou pela Sociedade Civil Organizada com objetivo de garantir o processo de recomposição da Bacia, porém, promovendo o crescimento econômico sustentável a partir de utilização racional dos recursos hídricos.
 
Localidade
Bacia Hidrográfica do Rio do Chapéu em São Luiz do Paraitinga
 
Parceria
Fundação Florestal – FF, Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, Universidade de Taubaté – UNITAU (Departamento de Ciências Ambientais e Ciências Agrárias), Instituto Florestal – IF (Viveiro Florestal de Taubaté), Cooerdenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI (EDR de Pindamonhangaba), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN (CR7 – Taubaté).
 
Financiador
FEHIDRO – Bacia do Paraíba do Sul
Saiba mais: