Nosso Paraitinga: Diálogos Roda D´Água

Publicado em 16 de março de 2018

 
Duração
 
abril de 2018 à setembro de 2020.
 
 
Objetivo
 
O projeto inaugura a linha de atuação da Akarui denominada Sensibilização Ambiental, tem atividades previstas para dois anos e meio e pretende trabalhar a educação ambiental com 30 educadores ligados aos oito núcleos escolares do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental I e II do município São Luiz do Paraitinga.
 
Localidade
 
São Luiz do Paraitinga
 
 
Metas
 
1. Realizar a articulação dos parceiros e da Rede Municipal de Ensino Fundamental 
 
2. Realizar o levantamento dos trabalhos realizados na região e em andamento, identificar grupos e atores locais estratégicos para o envolvimento nas atividades e realizar o estudo de diagnóstico local
 
 3. Capacitar até 30 Profissionais da Educação com o objetivo de criar um plano de trabalho pedagógico em  Educação Ambiental. 
 
4. Assessorar, Monitorar e Avaliar a execução dos projetos pedagógicos  
 
 5. Comunicação
 
6. Mobilizar as comunidades sobre as politicas públicas implantadas na Bacia do Rio Paraitinga. 
 
 
Resumo
 
O Projeto em Educação Ambiental “Nosso Paraitinga – Diálogos Roda D’ Água” valoriza a relação de cuidado da comunidade luizense com o Rio Paraitinga. Foi construído em parceria com a Assessoria Municipal de Educação de São Luiz do Paraitinga com a intensão de associar conhecimentos técnicos, práticas pedagógicas e difusão de valores e comportamentos compatíveis com os princípios da Educação Ambiental. Tem por objetivo levantar estudos, diagnósticos e análises socioambientais produzidos pela Akarui e instituições parceiras na região da Bacia do Rio Paraitinga e ‘traduzir’ essas informações em linguagem pedagógica para que sejam aliadas às experiências empíricas da comunidade escolar luizense e incorporadas ao trabalho dos professores do Ensino Infantil, Fundamental I eII. Para isso será realizada uma capacitação de professores em temas transversais ao currículo escolar, em especial, recursos hídricos, uso do solo e biodiversidade. A Akarui pretende ainda subsidiar a elaboração e o acompanhamento de Projetos Pedagógicos com atividades de classe e extra classe para serem executados pelos alunos durante o ano letivo nos núcleos escolares rurais e urbano de São Luiz do Paraitinga. Serão realizados estudos do meio no Núcleo de Santa Virgínia e uma Feira de Ciências com o tema “Cuidando do Rio Paraitinga”.  Serão elaborados, ao longo do processo, materiais didáticos e registros audiovisuais para divulgação do projeto e para serem utilizados por professores e alunos da Rede Municipal de Educação. 
 
Público Alvo
Direto: 30 professores da Rede Municipal de Ensino do Município de São Luiz do Paraitinga.
Indireto: até 360 aluno e suas famílias.
 
Parceiros
Assessoria Municipal de Educação de São Luiz do Paraitinga
Núcleo de Santa Virgínea
 
Financiador
FEHIDRO – Bacia do Paraíba do Sul