O que uma semente pode germinar?

Publicado em 2 de dezembro de 2014

Uma árvore? Uma verdura? Sonhos? Diferentes realidades? Na verdade tudo isso e muito mais. Com estas possibilidades, agricultores envolvidos nos projetos da Akarui, Semeando Sustentabilidade – Recuperação Florestal (SS-RF), Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), se encontraram novamente para uma nova rodada de planejamento dos Projetos.
 
Reunidos no bairro do Mato Dentro, os produtores parceiros iniciaram o encontro relatando a experiência da participação na Feira de Sementes de Cunha, que ocorreu no meio de novembro. Impressionados com a quantidade de participantes de diversos locais e movimentos, o que também chamou a atenção foi a forte grande presença feminina à frente de grupos sociais de mobilização popular e a participação de jovens que buscam na agricultura familiar, uma nova maneira de vida. E o melhor, que todos buscavam uma nova realidade sustentável em comum.
 
Com isso, o grupo iniciou assim, a troca de sementes e mudas e a divisão de responsabilidades entre os guardiões de sementes. Cada guardião ficou responsável por alguns tipos de sementes que plantadas, deverão gerar novas sementes e assim voltarem a ser divididas entre todos do grupo. Tudo isso anotado em planilhas para que todos os envolvidos saibam com quem e onde procurar determinadas espécies. 
 
Além desta parte prática, cada um dos participantes entrou em detalhes da programação de suas áreas de acordo com o projeto no qual participa. Esta tem sido uma estratégia de ação das coordenadoras dos projetos, Daniela Coura e Cristiane Bittencourt para maior interação dos projetos nas atividades planejadas otimizando assim o tempo da equipe e dos participantes e consequentemente buscando resultados mais abrangentes e eficazes.
 
Para conhecer mais sobre as atividades de cada Projeto, acesse SS-RF apoiado pelo BNDES, PDRT patrocinado pela Fíbria e PDRS financiado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP. Mais informações sobre a Feira de Troca de Sementes de Cunha, acesse SerrAcima.
 
Texto ABeCom  / Foto Daniela Coura