Participantes do PDRS envolvidos em Sistemas Agroflorestais realizam mais um mutirão na Vargem Grande

Publicado em 10 de agosto de 2015

Com a finalidade de verificar o desenvolvimento dos trabalhos passados e aprender as melhores técnicas para cada área de acordo com as características locais, os participantes do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável envolvidos em Sistemas Agroflorestais realizaram mais um mutirão no bairro da Vargem Grande em Natividade da Serra.
 
Reunidos na propriedade de Vantuilde Ribeiro e Santina, os outros participantes do Programa puderam verificar o desenvolvimento das mudas e adubação verde que foram plantadas na última vez que estiveram no local.  Trabalho que dá continuidade a proposta dos proprietários para instalação de um pomar em conjunto com a recuperação da área com árvores nativas.
 
Devido ao longo período de estiagem, e deficiência nutricional do solo em alguns pontos, a adubação verde não se desenvolveu como o esperado o que auxiliaria no desenvolvimento das mudas frutíferas plantadas. Porém, nos locais onde a adubação verde se desenvolveu melhor o mesmo aconteceu com as mudas. 
 
Assim o grupo, em conjunto com a Técnica de Campo Aline Carvalho, definiu promover uma melhor disponibilidade de alimento e humidade para o solo, alocando uma grande quantidade de matéria orgânica ao redor das mudas, principalmente com o uso de talos de bananeiras.
 
Esta atividade faz parte dos Subprojetos Ambientais, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado, da SMA, financiado pelo Banco Mundial, e é realizado pela Akarui nas cidades de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Para conhecer mais acesse PDRS.
 
Texto ABeCom / Foto Aline Carvalho