Planejar também é Preservar

Publicado em 5 de junho de 2014

Passar horas sentado, pensando e escrevendo, pode parecer para muitos, perda de tempo quando o assunto é plantar. Considerar a melhor época do ano para isso, em relação às condições climáticas, parece ser conhecimento implícito e que faz parte do saber de cada um. Mas este é apenas um detalhe entre muitos...
 
Vale lembrar que, planejar de maneira mais criteriosa e cuidadosa a atividade do plantio, assim como todas as que vêm em sequência, é não só uma maneira de obter o melhor da sua colheita, como também uma maneira de preservar recursos naturais envolvidos no processo, desde o preparo do solo até a venda do produto final. E isso vale para todas outras atividades que desenvolvemos, além do plantio.
 
Quando planejamos conhecemos mais e melhor aquilo com o que estamos trabalhando, consideramos as quantidades necessárias de diversos produtos que serão empregados durante todo o processo, evitamos o aumento de custo desnecessário e principalmente, o uso inadequado de recursos naturais, já que estes estão presentes em tudo o que iremos utilizar.
 
Dentro dos projetos da Akarui, o planejamento é fundamental, a começar pela sua elaboração.
De forma prática, ilustramos e estudamos o território da Bacia Hidrográfica do Chapéu para que o material final seja utilizado como uma ferramenta de planejamento para o município. No bairro do Mato Dentro trabalhamos na organização da Associação do bairro e planejamos junto com os produtores, a produção de suas terras para fornecer alimentos para a merenda escolar de São Luiz. Em propriedades de São Luiz, Catuçaba e Vargem Grande reflorestamos áreas degradadas para proteção das águas e incentivamos estes mesmos proprietários a iniciarem um olhar integrado de suas terras, planejando e se adequando as necessidades atuais. Atitudes quem acima de tudo, preservam o meio ambiente.
 
Para conhecer mais, acesse Projetos.
 
Texto Ângela Beatriz