Plano de Melhorias da Cadeia de Valor da Juçara foi tema principal do último encontro da Rede

Publicado em 14 de outubro de 2013

No último dia 02 e 03 de outubro, aconteceu em Ubatuba mais um encontro da Rede Juçara, que reuniu aproximadamente 30 pessoas de instituições membros e parceiras da rede (RS, SC, PR, SP, RJ e MG). O ponto principal da pauta foi a priorização de pontos a serem encaminhados do Plano de Melhorias da Cadeia de Valor da Polpa da Juçara.
 
Foi revisado o Plano de Melhorias da Cadeia de Valor da Juçara, realizado na oficina de quatro e cinco de dezembro/12 em Porto Alegre. Este resultou do trabalho de outras oficinas como da Oficina de Mapeamento da Cadeia de Valor da Polpa dos Frutos da Palmeira Juçara e priorização de territórios, que aconteceu no Rio de Janeiro em 24 e 25 de maio, e outra também em Porto Alegre - Oficina de Construção Participativa de Diretrizes de Manejo Sustentável da Palmeira Juçara - em quatro e cinco de julho. Nesta última participaram, entre os diversos membros da rede (RS, PR, SC, SP, RJ, ES e MG), e os produtores de juçara da Vargem Grande apoiados pela Akarui, Daniel e Nilce Alves.
 
Estas oficinas foram acompanhadas e tiveram a participação de instituições de pesquisa e do Ministério do Meio Ambiente. Para mais informações sobre estas oficinas e o conteúdo do projeto, acessar o link: http://www.redejucara.org.br/site/noticias?id=74
Com estas oficina se cumpriu uma programação que resgatou os avanços dos trabalhos em rede desde 2008, perpassando pelos gargalos existentes para a produção e, assim, constituindo-se coletivamente uma visão para pautar a atuação em trabalhos futuros em todas as pontas da formação de uma cadeia de valor.
 
Dessa forma, é importante destacar o enfoque desenvolvido em todos os encontros no uso sustentável da palmeira, entendendo-se que a produção da polpa de seus frutos, vêm num processo crescente de consolidação a partir das experiências e ações, de base agroecológica, protagonizadas por agricultores familiares e comunidades tradicionais em todas as regiões do Bioma Mata Atlântica. Isso tudo como parte de um conjunto de ações e experiências locais que tem gerado diversos resultados abrangendo aspectos sociais, ambientais e econômicos, apontando para a promoção de uma cadeia de valor que surge como elemento estratégico para o desenvolvimento local aliado à conservação ambiental.
 
Mais informações sobre as atividades da Rede Juçara no site www.redejucara.org.br.
 
Texto Daniela Coura