Prefeitura de Natividade da Serra promete apoio à Cozinha Comunitária da Vargem Grande

Publicado em 29 de janeiro de 2014

Com o intuito de oferecer melhores condições de trabalho e adequações previstas em leis sanitárias para a Cozinha Comunitária da Vargem Grande, a Akarui se reuniu com o prefeito de Natividade da Serra, Benedito Carlos de Campos Silva, e o Secretário de Agricultura do município. Recepcionados na sede do poder executivo, os representantes da Akarui puderam expor de maneira clara e objetiva algumas fragilidades do bairro rural da Vargem Grande, local onde a Cozinha Comunitária está instalada.
 
Após a construção da Cozinha em 2012 pelo Projeto Juçara, alguns serviços básicos de infraestrutura no bairro, estavam sendo esperados pela comunidade para fortalecimento das atividades da unidade de produção. Porém, de lá para cá, não houve muitas mudanças. Até hoje, o abastecimento de água, por exemplo, é um dos maiores problemas não só para a saúde pública dos habitantes do bairro, como para uso na cozinha. Na reunião, um dos comprometimentos do Prefeito de Natividade, foi a procura e implantação de um sistema de tratamento da água que atenda toda a vila de Vargem Grande. 
 
Outro ponto que mereceu a atenção foi a melhoria do acesso à Cozinha, que fica numa íngreme subida do bairro. No momento, a maioria das ruas da vila está sendo calçada com bloquetes de cimento, mas não a subida em questão. Assim, foi acordado que o acesso para a cozinha será coberto com pedras e canaletas para o escoamento de água. E, para finalizar as demandas, a Prefeitura também se prontificou a auxiliar o grupo que trabalha na Cozinha a formalizar a Associação da unidade, com auxílio jurídico e organizacional do grupo.
 
Como continuidade desta reunião que aconteceu no início do ano, um novo encontro foi realizado, desta vez na própria Cozinha, com a presença do Secretário de Agricultura, e a presidente e a assistente do Fundo Social. Após serem apresentados a alguns dos integrantes que trabalham na Cozinha, o grupo conheceu a cozinha, e a logística da produção da polpa da juçara. Muito impressionados com a qualidade da obra, a disposição do grupo e a qualidade dos produtos oferecidos no café, os representantes da Prefeitura reforçaram o apoio que necessitam para o fortalecimento das atividades e assim, gerar oportunidade de novos conhecimentos à população local e renda gerada na própria vila.
 
A Cozinha Comunitária da Vargem Grande produz pães, geleias, bolachas além das polpas de juçara e cambuci, que são vendidas diretamente pelos produtores para a merenda escolar dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Estes são frutos dos trabalhos dos agricultores locais, juntamente com os projetos que a Akarui desenvolve no bairro desde 2008, Manejo da Juçara e Projeto Juçara e que continuam sendo fortalecidos pelo atual projeto Recuperação Florestal.
 
O Projeto Semeando Sustentabilidade – Recuperação Florestal é patrocinado pelo BNDES e o Projeto Semeando Sustentabilidade – Manejo da Juçara tem o patrocínio da Fibria. 
 
Para saber mais sobre estes projetos, acesse SS MJ, SS RF e Rede Juçara.
 
Texto Ângela Beatriz / Foto Jorge Wilmers