São Luiz sedia Encontro e Prosa para melhoria de pastagens: Sistemas Silvipastoris

Publicado em 11 de dezembro de 2013

Nos dias 10 e 11 de dezembro, foi apresentado a proprietários rurais de São Luiz e região, o projeto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, SMA, de Desenvolvimento Rural Sustentável, que tem o objetivo de alcançar a sustentabilidade social, econômica e ambiental da agricultura familiar. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, CATI, o evento contou com cerca de 50 pessoas entre proprietários rurais, técnicos das Casas de Agricultura das cidades vizinhas, de empresas e entidades que atuam em áreas relacionadas ao tema.
 
Apresentando experiências bem-sucedidas, o encontro que recebeu o nome de Encontro e Prosa para melhoria de pastagens: Sistemas Silvipastoris, difundiu o conhecimento técnico e a sensibilização de proprietários e produtores rurais. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as experiências de produtores do Espírito Santo e Santa Catarina que praticam a técnica de pastagem rotacionada, sistema Voisin, através das trajetórias e mudanças positivas na maneira e resultados da produção, alterando para melhor, ou como nas palavras de João Melado, produtor do Espírito Santo, “para muito melhor” a qualidade de vida do homem no campo.
 
Reunidos nas novas instalações da biblioteca da cidade, o resultado obtido foi além das expectativas, pois a quantidade de proprietários que compareceram e se interessaram foi maior do que a esperada. A área de abrangência do projeto em São Paulo é a Bacia do Rio Paraitinga, e as áreas de intervenção são as sub-bacias dos rios Turvo e Chapéu, no município de São Luiz do Paraitinga e tem por finalidade demonstrar o potencial dos sistemas silvipastoris para a região.
 
No segundo dia, o grupo realizou duas visitas de campo em propriedades na bacia hidrográfica do Rio do Chapéu, no distrito de Catuçaba, onde a troca de informações foi ainda maior (confira a galeria de fotos do encontro). Até o final do ano, o grupo organizador se reunirá novamente para definir as novas estratégias de atuação junto aos proprietários que demonstraram interesse em participar das atividades do projeto.
Como ação complementar, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, está sendo preparado um projeto para apoiar a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono na Bacia do Rio Paraíba do Sul. 
 
O Encontro e Prosa para melhoria de pastagens: Sistemas Silvipastoris, foi um evento organizado pela SMA/SP e contou com o apoio da Akarui, Prefeitura da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga e CATI. As apresentações dos palestrantes estão disponíveis abaixo em documentos PDF.
 
Os projetos realizados pela Akarui incentivam atividades como esta, que complementam uma visão integrada da propiedade na busca por um ambiente equilibrado.
 
Texto: Ângela Beatriz / Fotos: Akiko Zanini e Jorge Wilmers