Semana do Meio Ambiente serve de reflexão para vários temas

Publicado em 4 de junho de 2014

Nesta semana, é comemorado no Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente. Todos os anos, no início de junho, as pessoas são bombardeadas com mensagens e lembranças de boas práticas ambientais, e maneiras de se relacionar com o ambiente que nos mantém vivos. Porém, é preciso lembrar que este riquíssimo ambiente biológico que nos cerca e que nos fornece água, oxigênio e alimentos, deve ser bem cuidado diariamente, tão qual nosso próprio corpo.
Uma das muitas maneiras de preservar nosso ambiente e consequentemente nossas vidas, é cuidando da água. Sem ela não existiria vida em nosso planeta. Sabendo que menos de 1% da água doce disponível no planeta é adequada ao consumo humano, podemos considerar este recurso, como uma prioridade de cuidado e atenção. 
 
Além de evitar o desperdício, devemos reaproveita-la quando possível e porque não dizer produzi-la! Ao plantar uma árvore, suas raízes penetram no solo a procura de nutrientes e água. Com isso, as árvores criam um sistema de armazenamento de água ao redor das raízes permitindo o abastecimento de lençóis freáticos que aos poucos alimenta rios e represas que nos abastecem. Seja em uma floresta ou isolada na calçada, o trabalho das árvores é o mesmo.
Assim, considere plantar uma árvore, ou se puder várias delas. Além de transformar o gás carbônico em oxigênio que respiramos, fornecer sombra para nos refrescar, frutos par nos alimentar, elas também protegem este recurso fundamental para nossa vidas, a água.
 
A Akarui promove a proteção e recuperação das águas dentro de seus projetos através dos plantios realizados no Projeto Semeando Sustentabilidade – Recuperação Florestal, do mapeamento das nascentes e rios com a Análise Físico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio do Chapéu e da instalação de fossas de evapotranspiração no Programa de Desenvolvimento Rural Territorial.
 
Para conhecer mais sobre estas ações, acesse Projetos.
 
Texto Ângela Beatriz