Sistema Silvipastoril / Piqueteamento de Pastagens

Publicado em 22 de março de 2017

A partir desta semana, a Akarui vai publicar outros vídeos sobre alguns dos temas que foram abordados durante o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável. Além do vídeo longo já no ar, que apresenta todos os principais temas do Projeto, outros 13 vídeos de curta duração são específicos a determinados assuntos. Neste, o Piqueteamento de Pastagens é o foco principal.
 
 
Trata-se de um sistema intensivo de manejo do gado e da pastagem. No pastejo rotacionado as áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. É uma tecnologia considerada ecológica, isso porque muitas formas de vida sobrevivem na pastagem e no solo, favorecendo a biodiversidade e a conservação.
 
Além disso, o animal deve permanecer poucos dias no mesmo piquete, para que não coma o rebrote das forrageiras. Assim, o rebanho terá sempre alimentação de boa qualidade e aumentará seu desempenho.
 
Com o piqueteamento, o gado engorda mais e produz mais leite. Além disso, é possível manter maior quantidade de animais na área do que no pastoreio convencional, tornando a pecuária mais lucrativa.
 
Estes e outros assuntos, forma parte do PDRS, Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável- Microbacias II – Acesso ao Mercado, é realizado pela Akarui por meio de convênio firmado com Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SP desenvolvido nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra situados na Serra do Mar, Vale do Paraíba -SP.
 
Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse PDRS.