Eventos em agosto comemoram a cultura paraitinga

Publicado em 27 de julho de 2012

O COMTUR, Conselho Municipal de Turismo de São Luiz do Paraitiga, e o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, realizarão dois eventos em agosto, com o intuito de se valorizar e divulgar algumas das diversas faces culturais da cidade. Nos dias 3 e 4 de agosto, a Superintendência do IPHAN São Paulo realizará um evento entitulado, Conversando Sobre Patrimônio Imaterial. Contando com a presença de moradores da cidade, arquitetos, museólogos e historiadores, o encontro promoverá troca de informações e estudos de casos da preservação patrimonial da cidade. Além de rodas de conversas e de diversas homenagens, haverá a entrega do estudo sobre o Patrimônio Imaterial de mais de 60 bens culturais de São Luiz. Além de capacitações através da troca de experiências de profissionais de diversas formações e agentes ligados às políticas e práticas de preservação do patrimônio, o objetivo deste encontro será o de entregar à Gestão Pública do município o INRC, Inventário Nacional de Referências Culturais de São Luiz do Paraitinga, de um estudo sistematizado em 2010, com a participação de 34 informantes para  traçar ações e estratégias às políticas públicas de cerca 60 manifestações culturais,  como os 8 grupos de Moçambique, as festas de reis, carnaval de bloco, a aguardente, a cavalhada e  a moda de viola, entre outras manifestações culturais.

De acordo com a definição da Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial, são "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza, e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade. Contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Paralelamente, e em adição ao evento do IPHAN, o COMTUR junto aos restaurantes da cidade, realizará a Festa da Cozinha Caipira. Alocados no Mercado Municipal, os participanes do evento oferecerão ao público, pratos típicos caipiras preparados em fogões a lenha. Além de delícias como afogado e leitoa pururuca, os doces caseiros, o café coado em filtro de pano, as cachaças e os produtos a base de polpa de juçara, complementarão o aroma e o paladar da festa. E, para estimular todos os sentidos, o evento contará também com shows musicais, danças típicas, mostra fotográfica e até uma cozinha experimental, onde as pessoas poderão testar seus dotes culinários. Este evento que acontecerá do dia 3 ao dia 5 de agosto no Mercado e ainda terá continuidade durante todo o mês, nos restaurantes da cidade.

A Festa da Cozinha Caipira é um evento realizado pelo COMTUR e restaurantes de São Luiz, com apoio da Prefeitura, da Cerveja Bohemia, do SEBRAE e de parceiros locais.  A programação do Conversando Sobre Patrimônio Imaterial é a seguinte:

 

Dia 03/08/12 (Sexta-Feira) Local: Largo da Capela de Nossa Senhora das Mercês 17h30 – Abertura Superintendente do IPHAN/SP, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Prefeita de São Luiz do Paraitinga, Conselho do Patrimônio de São Luiz do Paraitinga 18h30 - Conferência “Patrimônio Imaterial como política pública” – Célia Corsino, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. Entrega dos resultados do Inventário de Referências Culturais de São Luiz do Paraitinga   Dia 04/08/12 (Sábado) Local: Ceresta (Centro de Reconstrução e Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga) 14h – A experiência do Inventário de Referências Culturais de São Luiz do Paraitinga Memórias Projetos e Consultoria/IPHAN 15h30 – Roda de Conversa: Algumas experiências de ações em patrimônio imaterial Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, representante de Congada/Moçambique, Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga , representante de manifestação da área rural de São Luiz do Paraitinga,  Instituto Elpídio dos Santos 17h – Roda de Conversa: Por uma política de patrimônio imaterial IPHAN e Conselho do Patrimônio de São Luiz do Paraitinga.
 
A participação é gratuita e a inscrição será feita até as 17:30 do dia 03 de Agosto. Mais informações www.iphansp.wordpress.com