Projeto da Escola do Pamonã

Publicado em 4 de setembro de 2010

Muito além de simplesmente ensinar a teoria do "é dando que se recebe", o projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela professora Silvana Rodrigues, da Escola de Ensino Fundamental João Pereira Lopes, do Pamonã, revela aos seus alunos a verdadeira essência da preservação ambiental.

Com enfoque especial sobre a reciclagem do lixo, um grupo de alunos vem estudando há 4 anos, de maneira complementar e associada à matérias básicas como matemática e geografia, entre outras, o porquê de se preocupar com a correta maneira do destino nal do lixo reciclável e do lixo orgânico gerado diariamente pela população urbana e rural da cidade. Um problema de grande importância, que faz parte da vida de todos nós.

Inicialmente, as crianças aprenderam a reconhecer devidamente os materiais recicláveis como plástico, metal, papel e vidro dentro de suas próprias casas. Posteriormente, aprenderam a devida separação deste material de acordo com as cores características da coleta seletiva, deixando-o pronto para o seu recolhimento. Ainda dentro do projeto, os alunos conheceram na prática como reutilizar de imediato alguns dos materiais separados, produzindo papel reciclado que foi usado na confecção de cartões comemorativos e fazendo a compostagem dos restos de cozinha, que vem sendo aproveitados como adubo na horta da própria escola.

Além de destacar a necessidade de mais verbas e incentivos, Silvana completa: "O sonho dos meus alunos é ver o projeto concretizado através da implantação da coleta seletiva na nossa cidade".