Semeando Sustentabilidade na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar

Publicado em 4 de setembro de 2010

A palmeira juçara esta ganhando vida nova com o projeto "Semeando Sustentabilidade na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virginia". Devido ao corte ilegal do palmito, a árvore, própria da mata atlântica, hoje corre grave risco de extinção.

Com o projeto, comunidades rurais de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, já estão não só preservando a espécie, mas também gerando uma renda extra com a venda de sementes, mudas e a polpa do fruto da juçara.

O projeto, que conta com um plano de manejo autorizado pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, DEPRN, foi dividido em duas etapas iniciais. A primeira fase do projeto aconteceu em 2007, quando foram plantados 25hectares de juçara, correspondentes a 30 mil mudas e em 2008, mais 47 hectares foram semeados. Em sua segunda fase, o projeto vem realizando cursos teóricos com atividades práticas de capacitação de produtores rurais para o manejo dos frutos e a produção de mudas, onde os participantes aprendem desde a sucessão ecológica até o processamento dos frutos com critérios de higiene sanitária para o manejo.