Dengue - Prevenção é o único remédio

Publicado em 3 de abril de 2012

Temas

O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais, como no Brasil. As epidemias - doenças que surgem rápidas num lugar, contagiando um grande número de pessoas ao mesmo tempo - geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico, que se inicia repentinamente pode levar à febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos e nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos casos podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz, mas raramente há complicações.

Já o dengue hemorrágico é uma forma grave da doença. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia, alguns doentes começam a apresentar sangramento em vários orgãos e choque que podem levar a pessoa à morte. O dengue hemorrágico necessita de uma cautelosa avaliação médica. Portanto, ao sentir os sintomas da doença, procure imediatamente uma unidade de saúde.

Porém, sempre melhor do que remediar, é previnir-se da moléstia. E, a única forma de se evitar o dengue é combater os focos de acúmulo de água, que são os locais perfeitos para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de ores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas:

Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas, mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa, troque a água e lave o vaso de plantas aquáticas semanalmente, não deixe água acumular em pneus velhos, coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada, remova folhas e galhos das calhas para a água correr, lave semanalmente tanques usados para armazenar água e mantenha bem tampado tonéis e barris d'água.

Fonte: dengue.org.br