Visita da OCS de maio teve presença de representante do MAPA

Publicado em 23 de maio de 2016

Como parte de uma das obrigações da Organização de Controle Social, recentemente instituída em São Luiz, a visita do mês de maio contou também com a presença de um representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o Marcelo Laurino. Recebidos calorosamente com um farto almoço e uma bela vista, a visita teve início com o reconhecimento da propriedade de Cida e Orlando, no bairro Perobas.
 
 
No local, o casal acompanhado do filho mais novo Rafael, mostrou a área do pomar; a utilização do tratamento de esgoto com a fossa de evapotranspiração; o preparo de compostagem; a horta com plantio de tomate e morango entre vários outros e a nova área que Orlando e o filho preparam para instalar o sistema de pastagem rotacionada, com a montagem de piquetes para o gado. O que chamou a atenção de todos, foi o cuidado com a área de uma forma geral, e que é possível de ser percebido na capa do Caderno de Campo que Cida criou, como pode ser visto na foto. Cuidado que é repassado também aos grupos de turistas que recebem para almoços e cafés.
 
Com a propriedade aprovada pelo grupo, e com a presença de Marcelo Laurino, a segunda parte da visita abordou uma conversa sobre dúvidas do funcionamento da OCS como rotulagem de produtos; maneira de apresentação de produtos; organização do grupo e canais de venda e sobre a lei da Vigilância Sanitária em relação a  produção artesanal.
 
Como de costume ao final deste encontro, a próxima visita já foi agendada para o mês de junho. Além disso,  outras novidades que estão sendo discutidas entre os integrantes da OCS, Feira Agroecológica e de Projetos realizados pela Akarui, aparecerão em breve provando assim que a produção agroecológica é uma das melhores alternativas de sustentabilidade ambiental e social para São Luiz e região.
Para conhecer mais, acesse Projetos.
 
Texto ABeCom / Fotos Maria Rosângela