Visita de produtores parceiros a Cooperrafloresta foi marcante para o grupo do PSDR de São Luiz

Publicado em 9 de fevereiro de 2017

Dentre as várias atividades previstas no cronograma do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, PDRS, a coordenação local e produtores parceiros beneficiados, foi realizada a visita de intercâmbio do grupo dos produtores de São Luiz do Paraitinga na Cooperafloresta, localizada Barra do Turvo – SP.
 
Localizado na região do Vale do Ribeira, extremo sul de São Paulo, divisa com o estado do Paraná, a Cooperafloresta nasceu a partir da organização de famílias agricultoras quilombolas no Vale do Ribeira, visando superar as grandes dificuldades existentes na região. Atualmente é formada por cerca de 110 famílias organizadas em 22 grupos, envolvendo 322 pessoas nos municípios de Barra do Turvo em São Paulo e Adrianópolis e Bocaiúva do Sul no Paraná.
 
As famílias, antes da agrofloresta, sobreviviam com rendas declinantes da produção do feijão cultivado em terras com acentuado processo de degradação, comercializada de forma individualizada em mercados distantes com elevados custos, daí a importância da realização do intercâmbio, no qual estas e outras dificuldades já foram da região do Vale do Paraíba.
 
No primeiro dia, o produtor que nos recebeu em sua casa (Pedro) fez uma conversa com todo o grupo, descrevendo um breve histórico de sua propriedade e o início da produção agroflorestal, espécies utilizadas, o manejo que realiza de acordo com a época do ano e o destino da sua produção. Importante fato é seu autoconsumo: cerca de 70% da sua produção e utilizadas para alimentação própria, e o excedente escoado para a Cooperativa, onde é processado e envasado, conforme seu destino de comercialização.
 
(continua)
 
Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse PDRS
 
O PDRS, Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável- Microbacias II – Acesso ao Mercado, é realizado pela Akarui por meio de convênio firmado com Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SP desenvolvido nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra situados na Serra do Mar, Vale do Paraíba  -SP.